sexta-feira, 2 de agosto de 2019

[Resenha] Proibido

|
Autora: Tabitha Suzuma
Páginas: 304
Editora: Valentina
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Proibido, da Tabitha Suzuma, é um livro com um tema polêmico: incesto entre irmãos, e que eu estava relutante em ler. Porém, desde que ele foi lançado tenho lido ótimas resenhas, dizendo que é uma história linda e que dá para entender a situação. E gente, não dá! Simplesmente não dá. Eles são irmãos, independente de a vida jogar responsabilidades em cima dos dois desde muito novos, nada é aceitável. Para começar, senti muita raiva daquela mãe que deixou duas crianças ficarem responsáveis pelos irmãos, contas e tudo mais. Esse livro é tão problemático que eu terminei e fiquei por horas pensando na história.

E não foi nem pela escrita da autora ser ruim, pelo contrário, ela consegue envolver o leitor nas situações apresentadas, mesmo que não sejam suportáveis. E, os personagens conseguem ser cativantes, e de algum modo, conseguiram me sensibilizar. Então, tentei tirar algo de bom da história, e em vários momentos me perguntei se eu estava sendo preconceituosa, porém, dois irmãos se apaixonando? Sem chance!


Lochan tem dezessete anos e assume toda a responsabilidade da casa e dos irmãos menores junto com Maya, sua irmã de dezesseis anos. A mãe está sempre saindo e namorando caras mais novos, sem se preocupar em deixar dinheiro para a comida e contas, sua presença na vida das crianças é quase nula, e os pequenos sentem muita falta dela. A maior preocupação de Lochan e Maya, no entanto, é que o serviço social descubra a negligência da mãe e acabe os separando. É por isso que os dois estão sempre inventando desculpas e formas de ninguém descobrir nada.

A história dessa família é muito triste, e percebemos que os outros irmãos também acabam sendo moldados por conta dessas adversidades. E apesar de não concordar com aquele relacionamento, foi muito angustiante ver os dois irmãos sofrendo e tudo o que se desenrolou depois. Os dois jovens acharam algo para se apegar e tentar passar por tantos desafios e medos, porém, aos olhos da sociedade é algo sujo e errado, que poderia fazê-los serem presos. E o que era para ser um sentimento bom acaba se transformando em um problema a mais.

O final me destruiu completamente, mesmo sendo contra e tudo mais, foi difícil aceitar aquele final. A autora escreveu essa história com muita sensibilidade, e foi difícil não se comover, no fim das contas. Esse é um livro realmente para ler com a mente aberta, e talvez nem todos consigam ver a história da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário