segunda-feira, 21 de julho de 2014

[Resenha] Idênticos

|
Autor: Scott Turow
Vinte e cinco anos depois do assassinato de Dita Kronon, Cass Gianis, ex-namorado da vítima, está prestes a sair da prisão após ter cumprido pena pelo crime, enquanto seu irmão gêmeo, Paul, é candidato à prefeitura do Condado de Kindle. Nas vésperas das eleições, Hal, irmão mais velho de Dita, decide enfim expor publicamente uma suspeita que guardou para si todo esse tempo: que Paul teria tido participação na morte de sua irmã. Assim, ele aciona Evon Miller, ex-agente do FBI, e Tim Brodie, investigador aposentado, para provar suas suspeitas. Os dois logo trazem à tona a complexa trama de sexo, traição e violência que envolve a relação entre os Kronons e os Gianis.




Assim que li a sinopse me interessei de imediato pela trama! Gêmeos, assassinato, segredos, investigação, tribunal... Vários elementos que tinham tudo para fazer do livro extraordinário, porém, não foi isso que encontrei ao ler. Me vi em uma narrativa arrastada, com um enredo tão preso, sem nenhum acontecimento surpreendente, que demorei mais do que o necessário na leitura. O início do livro é muito introdutório, e só vamos ter um algo a mais lá pelo fim, que é quando tudo começa a se desenrolar: segredos, pistas, e tudo que deveria ter desde o começo para instigar o leitor a ler. De todo, não achei o livro ruim, percebemos que o autor tem domínio do que escreve, ainda mais se tratando das cenas no tribunal, mas ele apenas não soube aproveitar o enredo.

O autor nos apresenta uma trama repleta de segredos das duas famílias envolvidas no crime, e esses segredos que salvaram o livro, pois quando chegou nessa parte a leitura conseguiu ficar mais fluída e me instigou a continuar a ler. Infelizmente, as cenas do tribunal não foram tão empolgantes assim - aquela que adora um barraco -, me decepcionei bastante com Idênticos, esperava bem mais, porém, como eu disse, o final conseguiu desfazer parte desta decepção.

Tim havia passado mais de 25 anos dizendo às pessoas que seria melhor superarem com o tempo. Mas algumas pessoas simplesmente não conseguiam. E Hal era uma delas.

Cass e Paul são irmãos gêmeos idênticos, e é isso que atrasa a investigação de quem realmente matou Dita, a namorada de Cass. Há muitas perguntas sem respostas, mesmo 25 anos depois. Ainda mais por causa de Hal, irmão de Dita, que resolve declarar que Paul também é culpado pela morte da irmã. É então que conhecemos mais personagens: Evon, ela era do FBI, e atualmente trabalha para Hal, que herdou a empresa do pai. E Tim, um detetive aposentado que na época do assassinato foi quem ficou de averiguar o caso.

Idênticos precisa ser lido com calma, já que não é um livro tão empolgante e de leitura arrastada. Fiquei dividida entre amar e odiar, sério. Talvez eu esteja tão acostumada com tramas eletrizantes do gênero policial e não soube aproveitar a obra de Scott, que aliás, é muito bem escrita, não posso me queixar disso. O que eu gostei é que os capítulos são curtos, e no início de cada há um flashback do dia do assassinato. É assim que o autor vai nos apresentando as respostas e mostra como foi a morte de Dita.

Não é possível que algo a faça se sentir tão bem sem que também a faça se sentir mal de vez em quando. A vida é assim.

34 comentários:

  1. Oi Dessa..
    Gostei da sinopse do livro e dessa coisa toda de investigação, mas desanimei com a leitura arrastada.
    Mas achei interessante os fashback que tem no livro. Isso é bom em um livro policial.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, me decepcionei um pouco com meu primeiro contato com o autor. Ele escreve bem e tem ideias boas para a trama, mas achei que faltou algo... :/

      Excluir
  2. Oi, Dessa! Gostei da sua resenha. Nunca havia ouvido falar do livro e aparenta ser bem interessante. É uma pena que possua uma narrativa arrastada e lenta.

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, pois o enredo chama a atenção! Só que faltou algo, sabe?

      Excluir
  3. Amiga por várias vezes eu vi esse livro, até nas livrarias, mas não me chamou atenção sabe?!
    Ai vim aqui conferir sua resenha. Gostei da trama, até porque também gosto dessas coisas de investigaçao. E em falando nisso, gostaria de te perguntar que livro vc já leu nesse gênero e que é bom? Se você puder me indicar alguns livros agradeço.
    Mas quanto a história desse livro ai, eu não sei, ainda estou confusa em adquiri-lo, mas eu acho que tenho que ler pra saber né? Mas sua resenha como sempre é ótima e adoro tudo que escreve =]

    Amiga vc deveria ir na Bienal de sp viu...Queria muito te conhecer.
    Quem sabe um dia =]
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários que li e gostei bastante: Departamento Q, Indesejadas... Tem as resenhas aqui no blog, dá uma olhada! :D
      Obrigada, querida! ♥

      Excluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro e por não ser empolgante acho melhor deixar passar dessa vez.

    bjo

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Eu adoro esse tipo de leitura e a sinopse me interessou MUITO, mas fiquei meio assim com o fato de ser arrastada..
    Acho que vou deixar para mais pra frente.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma pena, mas quem sabe só comigo que não funcionou muito bem? :3

      Excluir
  6. Olá Dessa!
    Só li um livro de romance policial até agora, e simplesmente amei (é o Dias Perfeitos).
    Pela sua resenha, acho que eu iria gostar bastante do livro. Ele parece ser muito eletrizante, com cenas fortes e marcantes.
    mas a questão de ser uma leitura lenta não me incentivou muito, rs.
    Espero lê-lo algum dia e tirar as minhas próprias conclusões :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vou procurar saber mais sobre esse livro que você citou! *-* Adoro policiais <3
      Isso mesmo, leia e depois me diz se concorda comigo. rs

      Excluir
  7. Adoro livros do gênero romance policial, não curti muito a capa deste livro para ser sincero. Mas sua opinião sobre ele me chamou bastante atenção. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem simples, mas eu achei bonita até. Combinou com a trama.

      Excluir
  8. OOOOOOOOOOOI, DESSAAAA <3 Tudo belezinha? Haha *0* Huuum, confesso que a capa não é muito atrativa... Hahaha! Vejamos sua resenha, pois eu sempre me apaixono pelo livro mais improvável de todos, hahaha! Mas caracaaaaaa! Só da história envolver assassinato, já me conquistou, hahaha! Agora, não sou fã de tribunais... Esse livro foca muito no lado judicial? Haha! Ixi, é uma narrativa enrolada? Poxa vida, :c Detesto histórias que enrolam, e deixam os acontecimentos mais importantes para o final, hahaha! Huuum, uma pena esse livro não ter te agradado taaaanto... Mas como você mesma disse, o final melhora a narrativa, hahaha! Ooooh, sabe que eu também sou acostumada com histórias eletrizantes? Então acho que não conseguirei aproveitar a leitura tão bem, como você, hahahaha! Aaah, que interessante essa parte dos flashbacks! Huuum, Dessa, confesso que esse livro eu não gostei muito... Olha, juuuuro que não sou maria-vai-com-as-outras, mas se você gosta, eu gosto, se você não gosta, eu não gosto, hahaha! Maaaaas ADOOOOOREI sua resenhaaaa, *-* <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI :D
      Não foca tanto, não. Tem algumas cenas só. rsrs Pois é, o ruim de sempre ler algo OH, é que quando pego algo para ler mais calmo, fico meio decepcionada. hahaha
      Eu te entendo. hahaha Mas olha só, leia se tiver oportunidade, viu? Vai que você tenha uma opinião diferente da minha *-*

      Excluir
  9. Começo dizendo que policiais não são meu gênero preferido. E talvez por isso, eu não tenha gostado tanto desse enredo. Não tem nada que realmente chame a minha atenção e me faça querer ele.
    Eu gostei muito da capa, e após ler sua resenha, pude perceber que ela tem tudo a ver com a história.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa tem tudo a ver mesmo! E que pena que você não curte o gênero. :/

      Excluir
  10. Oieee.
    No momento estou meio preguiçosa pra livros com histórias mais complexas. Tenho procurado livros fáceis de ler, que não exijam muito.
    Mas o livro parece ser bom, porém por enquanto ele vai ficar pra ler mais no futuro. E essa capa também pra mim ficou meio esquisita, sei lá, não gostei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, às vezes também fico assim. Pego livros fáceis/finos hahaha

      Excluir
  11. Olá!
    Tenho que confessar que de primeira a capa já me chamou a atenção por ser diferente. Gostei da resenha e acho que iria gostar do livro :)

    Beijos,
    Giovanna.
    http://sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu já fui todo empolgado ler a resenha, pq parece ser muito bom o livro, pela sinopse tbm me interessei muito e gostei da capa tbm... mas esse tipo de livro tem que te prender desde o começo né, tem que ter aqueles acontecimentos surpreendentes, mas sei la, deu vontade de ler sim.... hahaahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é bom quando prende desde o inicio e sempre tem algo bombástico acontecendo... Acho que estou mau acostumada. hahaha :P

      Excluir
  13. Assim como você, logo pela sinopse me interessei pelo livro, e estava animada para ler, mas desanimei depois de sua resenha, na realidade foi até bom, ainda não desisti de ler, mas estava com muita expectativa sobre ele. Quando estiver com um tempinho a mais vou ler com calma, como você sugeriu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ainda quer ler, realmente, só não leia tão cheia de expectativas. E vai que com você o livro funcione melhor? Tem gente que gosta das coisas mais lentas. rs

      Excluir
  14. Me interessei pelo livro logo na sinopse também, me lembrou um dos livros de Sidney Sheldon (com o qual não tenho nenhuma queixa, amo esse homem). Então, talvez seja como você disse, já estava tão acostumada a narrativas mais rápidas e eletrizantes que não gostou tanto desse livro, mas eu estou muito mais do que acostumada kkk Acho que eu posso gostar mais, quem sabe. Gosto muito da capa também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada do Sidney, preciso mudar essa situação; hahaha :P

      Excluir
  15. Não sei porque, mas não me interessei pelo livro, amo o gênero, mãos livro não chamou minha atenção "/

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa,
    Como meu tempo de leitura está um pouco corrido, estou priorizando livros que me prendam desde o começo, como a narrativa é arrastada e deve ser lida com calma, é um livro que por hora não entra na lista de desejados.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi, adoro livros nesse genero......
    e sua resenha foi muito bem feita, Parabéns....
    :3

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito de livros assim e ainda mais arrastado?!! Passo é longe!

    ResponderExcluir
  19. Não tive tanto interesse em ler este livro, e saber que ele tem uma leitura arrastada diminuiu minhas expectativas. Não conhecia o autor, e pelo o que você disse não é o conteúdo e sim a maneira da escrita que torna a leitura menos fluída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a trama é muito boa, ele só não soube me conquistar. Espero ler outros livros desse autor!

      Excluir