terça-feira, 29 de julho de 2014

[Resenha] Brilho - Em busca de um novo mundo

|
Autora: Amy Kathleen Ryan
A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.





Tinha lido várias resenhas de Brilho, e praticamente todas elogiavam a obra, quando comecei a leitura do livro estava totalmente espiada, já que quando as expectativas ficam lá em cima acabo me decepcionando. Acontece que Brilho foi a exceção. Primeiro que é uma distopia, que eu amo!, e segundo que tem uma pitada de ficção científica, que eu posso dizer, essas duas coisas funcionam muito bem! Não esperava encontrar uma história tão intensa e dinâmica. A autora não nos prende em introduções no início do livro, ele já começa com algumas suspeitas, personagens que parecem não ser o que tentam passar de si mesmos, e quando vê, a ação começa. É tudo muito rápido, e eu gostei do rumo e de como Amy conduziu a trama.

A Empyrean e a New Horizon são duas naves idênticas que saíram há mais de 40 anos da Terra, por conta de doenças e destruição, à procura de uma Terra Nova. Cada nave tem sua tripulação, e as duas nunca se encontraram, já que uma saiu um ano depois. Só que certo dia os tripulantes da Empyrean avistam a outra nave e se preocupam com o que pode ter acontecido. É quando a nave é atacada, e todas as garotas são sequestradas e levadas para a New Horizon. Não sabemos o motivo, só que a nave irmã deixou para trás destruição, mortes e os meninos, que ficam sem rumo.

É triste ambos os lados, as meninas que precisam lidar com o que deixaram para trás e entrar em um lugar estranho com pessoas que odeiam por terem sido tiradas de seus pais. E os meninos que ficam com o caos na própria nave para resolver, e precisam cuidar de si próprios sem nenhum adulto por perto. O livro é dividido em partes, e a cada parte vem a narrativa de um desses grupos. O interessante é que quando estamos em uma delas, não pensamos na outra, simplesmente esquecemos do outro grupo, pois as reviravoltas são intensas e nos prendem até a última página.

Todos tinham corrido para salvar seus filhos. Todo mundo tinha abandonado seus postos. Quarenta e dois anos de isolamento pacífico haviam feito deles totais incompetentes face ao ataque.

Waverly é uma das garotas que foi sequestrada, ela é namorada de Kieran, e ela tinha tudo para ser bobinha e sem graça, mas após os acontecimentos mostrou ter garra para lutar por si, pelas garotas e pela família. Ela lida com falsidade e mentiras na New Horizon. Enquanto isso, Kieran está tentando fazer o seu melhor na Empyrean, mas sempre com Seth o humilhando e o colocando contra os outros garotos. 

O que me surpreendeu foi o fato de que esses meninos e meninas tem como missão procriar, é quase que como uma obrigatoriedade ter pelo menos quatro filhos, e quanto mais cedo, melhor. Uma trama que foca em abusos, religião e em fazer o que for para alcançar seu objetivos. A leitura é muito fluída, a autora consegue nos envolver do início ao fim, e além de tudo, a edição está linda. A capa e contracapa é cheia de brilhos!!  

Adorei como tudo se desenrolou, e o gancho para o próximo livro promete várias emoções. Estou ansiosa para que o segundo saia aqui. Enfim, quem curte uma leitura envolvente, com reviravoltas que vão balançar seu mundo, não pode ficar sem ler essa série.

36 comentários:

  1. Amiga simplesmente adorei a sua resenha, porque esse livro é um dos que quero muito comprar.
    Eu acabei comprando AlmaNova no lugar, porque ainda nào tinha certeza se compraria ou não, mas você me convenceu pela sua resenha, principalmente porque quero começar a dar uma chance nas distopias. O único que li até agora e amei foi THE 100 e te indico viu? Até porque tem a série de TV pra vc entender também. Nossa, eu acho a capa desse livro BRILHO linda. Quero pra mim =~~

    Enfim...Amiga obrigada por tudo essa semana
    vc tem sido uma grande amiga.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que indica The 100, estou viciada na série e quero ler o livro. *-*
      Beijos querida <3

      Excluir
  2. Olá Dessa!
    Já li alguma resenhas desse livro, mas a sua é a primeira positiva que leio! rs. Também odeio quando leio várias resenhas positivas e espero demais do livro, rs.
    Um livro tão polêmico, com uma capa tão feia... Complicado assim (não gosto nem um pouco dessa capa!) rs.
    Enfim, sua resenha me deu um incentivo para ler o livro! Parece ser muito bom *O* Ainda mais com esse ritmo rápido que o livro parece ter :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não li nenhuma negativa do livro. Que bom que eu gostei. *-*
      Ah para? Eu acho linda essa capa. :P

      Excluir
  3. Olá!!!
    Não tinha o conhecimento desse livro, mas fiquei curiosa.
    Amo distopias, mas confesso que estou dando um tempo a séries, sagas e afins.
    Mas você me conquistou com essa resenha, não é justo!!!!
    Beijos.

    Our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então, leia mesmo assim. Vale a pena, o livro é eletrizante. *-*

      Excluir
  4. Oi Dessa..
    Que bom que a história não te decepcionou. Eu tenho este livro em casa e pretendo ler logo, ainda mais depois de mais uma resenha positiva.
    É um livro que parece ter mesmo essa mistura que você falou e eu adoro ficção científica também.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo mesmo. *-* Você vai adorar. Estou lendo o segundo e ♥

      Excluir
  5. Confesso que essa capa me chama totalmente a atração, e que eu nunca havia lido nada sobre o livro. Pretendo adquiri-lo em breve, já que é uma distopia com uma pitada de ficção cientifica. Espero gostar da leitura. Como você disse, o livro é bem comentado, e não é somente pela capa, acredito eu. Espero que a leitura me pegue de jeito.
    Beijos.
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste mesmo! Mas é quase impossível não gostar de distopia, né? :P

      Excluir
  6. Tenho bastante vontade de ler Brilho, parece uma distopia incrível.
    Gostei de seu ponto de vista sobre a obra, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu também amei a história desse livro. Ao contrário de você eu só tinha lido resenhas negativas e fiquei com receio de não gostar. Mas, fui surpreendida com uma trama sensacional, bem escrita e cheia de temas polêmicos. Por mais que o Seth seja visto como um vilão, acho que ele pode surpreender muito.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não li nenhuma resenha negativa do livro. :O hahaha

      Excluir
  8. Oi Dessa.
    Também sofro esse drama, sempre quando vejo muitas resenhas e elogios positivos de algum livro, fico com a expectativa alta sobre o livro e normalmente acabo me decepcionando. Mas que bom que com esse livro foi diferente!
    Gostei da trama e parece ser realmente bem envolvente, e eu amo <3 Acho que será um livro ideal para mim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Foi diferente mesmo, que bom! Odeio me decepcionar. u-u

      Excluir
  9. Se eu não estou enganada já li uma fanfic com esse nome.
    Pela sua resenha o livro parece ser ótimo, gosto de histórias assim.
    Fiquei curiosa, gosto disso.
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee.
    Infelizmente esse livro não me agrada, primeiro porque não sou fã de distopias, raramente as leio. Como se isso fosse pouco ainda tem ficção científica, o que pra mim só funciona nos filmes, em livros eu perco o interesse, então por mais que o livro seja legal, comigo não rola. Deixo pra quem é fã de distopias.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Amo distopias, mas não imaginava que esse livro era uma. Eu o conhecia pela capa, sabia muito pouco sobre a premissa e o enredo. Gostei bastante do que li e estou muito curiosa pelo livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu tbm vi várias resenas positivas em relação a esse livro e antes mesmo de ver as resenhas eu ja tinha visto o livro na livraria e ja tinha me chamado a atenção, depois que fui vendo as resenhas confirmei que preciso ler esse livro *-*
    Gostei da capam, linda demais

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Eu gostei da capa, da sinopse, da resenha *---*
    Parece ser muito envolvente mesmo, vou deixar anotado para comprar em breve. Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, quero muito ler esse livro, parece ser muito bom .
    Me apaixonei por esse livro por dois motivos, primeiro amo distopia e segundo, amo histórias que se passam no espaço ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muito bacana, além de ser distopia, ser no espaço! *---*

      Excluir
  15. Esse livro é simplesmente O-T-I-M-O, eu adorei esse livro....
    sem falar que é meu genero de livro favorito, eu super recomendo...

    ResponderExcluir
  16. Só leio resenhas positivas sobre esse livro. Não resisti e comprei ele ontem na BlackNight. Estou super ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dessa,
    Li resenhas positivas e negativas, mas não fui influenciada por elas, mas quando leio sobre os temas contidos no livro, fico completamente desanimada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  18. O livro parece bem cativante,fora a capa que é linda! Adorei! Espero alum dia ter a oportunidade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  19. OOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaaa! *-* Tuuuudo bem? Esperoooo que sim, hahahahahahaha! ♥ Aaai, meu Deus! Primeiramente, devo ressaltar que a capa é linda demaaaaaais da conta! Haha, só por isto já despertara uma pontinha de interesse por parte de minha pessoa! E cara, eu também amoooo distopias, hahaha! A primeira que conheci foi O Teste! Espero lê-lo logo, haha! Ficção científica? Ooooooomg! Que perfeiçãooooooooo, amo! É mesmo uma combinação perfeita, hahaha! Sequestro de meninas... Huuum, haha! E caraca, sério que já na introdução do livro já podemos suspeitar de alguns personagens? Sensacional, haha! E omg, procriar? o.O Tão cedo? Para que não se tornem extintos? Okay, haha! AMEEEEEEEI sua resenha, Dessa! Me apaixonei pelo livroooo! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Distopia e ficção juntos é muito amor né? ahhaha ♥
      Leia logo o livro! O segundo já saiu aqui *O*

      Excluir
  20. Cada vez que eu vejo comentários positivos com relação a esse livro minha vontade de ler só aumenta..não sou mt fã de distopia mas abro exceções pra alguns ^^

    ResponderExcluir
  21. Tenho muita vontade de ler este livro, acho a capa dele muito linda. Também adoro distopias, e já li várias resenhas positivas sobre ele. Ele deve ser ótimo com as reviravoltas, e fico imaginando pelo o que as meninas e os meninos devem passar. Adorei sua resenha, aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Também li varias resenha positivas desse livro, além da capa linda <3 a historia parece ser muito bom e diferente ao mesmo tempo e você comentando que é cheio de reviravoltas e tem narrativa intercalada só me deixou com mais vontade de lê-lo =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, adoro quando as narrativas são intercaladas. <3 *-*

      Excluir