segunda-feira, 21 de abril de 2014

[Resenha] Quem sabe um dia

|
Autora: Lauren Graham
Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.

Quando solicitei esse livro não havia dado muita bola para o nome da autora, então, quando ele chegou e vi que era da atriz de Gilmore Girls fiquei BEM surpresa. Não sou fã da série, mas achei interessante ler algo da Lauren. E sinceramente? Apesar de ter visto resenhas não tão entusiasmadas sobre a trama, eu curti sua estreia. Me envolvi bastante com a personagem, e pode não ganhar o título de melhor livro do ano, mas me fez ler intensamente, até mesmo no ônibus - algo que não gosto tanto -. Acho que tudo depende do momento que a pessoa lê, e o quanto a trama te cativa, independente se o enredo for fraco ou os personagens sem sal. Particularmente gostei MUITO dos personagens que Lauren criou, e talvez, realmente o enredo seja clichê, mas a autora compensou com eles.

Franny quer ser atriz e foi viver em Nova York para seguir seu sonho, o problema é que ela se deu um prazo de três anos para isso e acompanhamos seus últimos seis meses para ter sucesso. Ela fica eternamente esperando aparecer algo ou conseguir um agente, mas nada cai de mão beijada, não é mesmo? Até que certo dia em uma apresentação na aula ela consegue entrevista com dois agentes conhecidos. Nesse meio tempo ela embarca em um romance com seu colega, James, um ator que já tem sucesso na área.

Acompanhamos então os fracassos e conquistas de Franny,  é muito difícil conseguir ser atriz, vemos a competitividade que há e que os primeiros papéis nunca são maravilhosos, são bem constrangedores até. O livro tem um toque leve de humor, não é nada que te faça cair na gargalhada, mas que não deixa de ser encantador.

- A questão é... sobre o lance de ser competitiva? Sempre transformei tudo numa competição, então já sei que sou durona e que encaro isso com facilidade, e não tenho medo de ser magoada ou rejeitada porque já tenho uma autoestima naturalmente baixa, então sempre esperei o pior, o que é estranho porque também consigo imaginar para mim mesma um cenário de completo sucesso, bem, quase completo, num dia bom.

Franny tem dois colegas de apartamento: Jane e Dan. Gostei muito de Dan, ele é bem na dele, mas no decorrer da trama vamos vendo uma evolução em sua personalidade. Preciso citar também o pai de Franny, a gente só o conhece através dos recados na secretária que deixa, mas são todos bem humorados e sarcásticos, algo como "você não deve ter recebido a mensagem anterior" ou "você tem um pai, sabia?", coisas assim. 

Adorei o livro, ele não foca só nesse lance de ser atriz, também há as descobertas e o amadurecimento da personagem principal. As enrascadas que ela se mete são sem tamanho, mas o bacana é que ela encara tudo de frente, às vezes pensa em desistir, mas acho que sua teimosia é maior.


Quem sabe um dia é um livro para ser apreciado, é uma leitura leve e que mostra que não podemos desistir quando nos deparamos com algum obstáculo. Persistência é tudo! E a edição está linda, tem até o calendário da agenda em que ela marca algumas bobagens.

38 comentários:

  1. Achei a ideia até interessante, mas um tanto clichê, acho que tenho lido demais esse mesmo tipo de histórias e fico receosa a me chatear. Mas achei muito legal o projeto gráfico, tirou a mesmice do livro. Também não posso opinar muito pois não curto Gilmore Girls!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, apesar de parecer clichê, a trama é muito envolvente. Eu adorei ler o livro! *-*

      Excluir
  2. awn adorei a resenha. eu estava pensando se gostaria da leitura, mas agora tenho certeza.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm fiquei curioso quando vi que esse é um livro de estreia de uma atriz, que por sinal é ótima atriz na minha opinião, mas como vc disse eu tbm vi varios pontos negativos em relação ao livro, o que me deixa um pouco desanimado de ler, com sua resenha me animei um pouco...hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te animei a ler, depois me diz o que achou! rs

      Excluir
  4. Amiga eu vi esse livro ontem na LIVRARIA NOBEL, mas de começo ele não me chamou muita atenção pela sinopse sabe? Mas me pareceu ser bem interessante pelo que vc falou em sua resenha.
    O problema que agora vou dar um tempo nas compras de livro para poder juntar dinheiro na minha poupança de novo, principalmente porque eu vou na BIENAL DE SP e vou fazer a festa sem sombra de dúvidas (risos)

    Mas olha, amei tudo que vc falou do livro. Muito bom mesmo.
    vc até me deixou curiosa. Não quer me ceder ele não ?? hehehehe
    Pena que não é da Galera Record, se não eu solicitava, mas enfim...
    Se cuida minha querida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, guarde mesmo para a bienal. Tem várias promoções boas! hahaha *-*
      Vou colocar ele no top comentarista talvez, serve? :P

      Excluir
  5. Gostei da história, a capa é linda *-*
    O título é sugestivo. E gostei dessa parte destacada do livro, mostrando a diagramação, achei meio lúdica, o que aproxima o leitor da história. Leria com certeza !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  6. Bom, o livro parece ser bem interessante. De vez é quando é bom ler livros deste gênero, apesar da história ser clichê e tudo mais.
    Para ser sincera não sabia que a escritora era atriz *-*. Gostei das ilustrações colocadas.
    Enfim, gostei da sua resenha.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não sabia que a atriz era escritora. haahah
      Obrigada! *O*

      Excluir
  7. Olá, Dessa!
    Como o pessoal já citou, realmente tem todo um clichê envolvendo a narrativa e, no mais, paraece bem menininha, então não me arrisco a ler, hahaha. Mas sua resenha está de parabéns, passou com sinceridade o conteúdo do livro.

    Beijo, Miguel. Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, apesar do clichê o livro é adorável! Mas bem menininha como você disse. hahaha

      Excluir
  8. Bem, primeira impressão: clichê. Mas, nunca devemos julgar um livro, nem mesmo pela sinopse, antes de ler ele. Apesar de tudo, acho que sua resenha despertou certa coragem. Quem sabe um dia, não é?

    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  9. Danzinho <3
    Adorei tanto o personagem que já estamos íntimos, hahaha
    Achei uma graça esse livro!
    Não morri de amores, mas achei bonitinho \o
    Beijos

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa,
    tudo bem?
    Eu acompanhei esse série, eu adora, na verdade. Não sabia que a atriz tinha escrito um livro. E concordo com você, tudo depende do momento que lê. Por isso, podemos ler um livro pela primeira vez, e não gostarmos. Anos depois, se dermos uma outra chance, podemos nos apaixonar.
    E eu gostei da sua resenha, parece ser um livro, leve, divertido (por que não?). Espero ter a oportunidade de ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divertido mesmo, viu? A protagonista se mete em cada uma...

      Excluir
  11. Gostei da sua resenha...
    Menina ontem estava pensando em solicitar esse livro para a editora, fiquei muito tentada mesmo, mas acabei solicitando Austenlandia... Agora fiquei curiosa.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha me interessado, curti bastante sua resenha e acho que vou gostar da leitura.
    Já anotei a dica.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Se gostou do livro deveria assistir a série, é um paraíso pra um bookaholic

    Beijos
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já aconteceu comigo de ler várias resenhas criticando um livro e quando o leio me surpreendo com as críticas. Assim como tem livro mega elogiados que fico procurando as qualidades.
    Acredito que cada um é atingido pela história de um jeito. É algo particular.
    Sou meio São Tomé: só lendo para acreditar.
    Já tinha me interessado pela sinopse e ao ler sua resenha o coloquei na minha pequena lista de desejados. Gostei da Franny por ela ir de encontro ao que acredita ser o seu Destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pode servir de base uma resenha, mas acho que não deve impor para si próprio "a resenha é negativa, não vou ler"rsrs.

      Excluir
  15. Eu quero tanto ler esse livro que vocês não fazem nem ideia!
    Adorava Gilmore Girls e preciso conhecer mais do trabalho da Lauren como escritora.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Esse livro entrou para minha listinha de desejados desde que vi a capa pela primeira vez. É tão fofa, e dá a impressão de que a história é bem leve. Adoro livros que mostram o amadurecimento de personagens ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Achei bem legal a proposta do livro. Conhecer as dificuldades de ser atriz por uma obra narrada por uma atriz. Talvez tenha um pouco da experiência da autora nas paginas, não?
    Achei o enredo interessante, mas não me interessei muito pelo livro não. Quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente deve ter um pouco da sua experiência! :D

      Excluir
  18. Eu sou fã da Lauren e quando vi que ela foi para o ramo da escrita fiquei mega curiosa.
    Mesmo não sendo um livro considerado bom por alguns, pelo que pude ler da sua resenha é um livro bem descontraído. Assim que tiver a oportunidade irei ler!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, o livro é rápido de ler e você vai se apaixonar com certeza!

      Excluir
  19. Me encantei com o livro, a capa é muito bonita, e a história me chamou atenção. Acho que uma leitura mais relaxada é sempre bem vinda. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Adorei! Imagino que deve ser dificil mesmo encaminhar uma carreira de atriz, principalmente em grandes Capitais. Esse tema de se descobrir, de amadurecer e cometer algumas burradas me lembra de "Qual seu numero?" rsrsr

    A leitura deve ser mesmo bem descontraída, principalmente por esses rabiscos de agenda (adoro livros que tem esses detalhesinhos, parece de verdade a história.. rsr)

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro realmente leve, e adoro livros assim...
    Desde que este livro foi lançado fiquei encantada, logo de cara, pela capa. E agora lendo a resenha já dá pra perceber que eu vou amar o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Achei a capa linda e o título muito legal. Mas a história parece um tanto quanto "batida", do tipo que já li muitas vezes em muitos livros. Achei a ilustração bem bonitinha, deu um diferencial na história. Pra quem procura uma história leve e divertida parece uma boa pedida!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros desse estilo.
    Quando vi a capa já fiquei bem empolgada.Lendo sua resenha positiva, só me fez querer tê-lo ainda mais.
    Com certeza já está em minha listinha.

    ResponderExcluir
  24. Tinha lido apenas uma resenha deste livro e achei muito interessante a estória. Gostei muito da sua, fiquei curiosa. Parece ser uma leitura bem leve e cativante, a mensagem que o livro passa é linda e fiquei curiosa para acompanhar a busca da personagem para atingir seus objetivos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não deixe de acompanhar mesmo. A história é envolvente demais<3

      Excluir
  25. Primeira resenha positiva que leio deste livro. Pronto. Agora eu quero ler.
    Que bom que você foi diferente de todo mundo, pq eu estou mesmo com vontade de saber como é essa história.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom mesmo né? hahaha
      Quando ler me diz o que achou !

      Excluir