quinta-feira, 24 de abril de 2014

[Resenha] Clube dos mistérios - O enigma das estrelas

|
Autor: F. T. Farah
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...




Recebi O enigma das estrelas de surpresa da Geração Editorial, e o livro é tão curtinho que resolvi passá-lo na frente de outros e iniciar a leitura. E bem, foi uma surpresa bem agradável! É um infanto-juvenil encantador e com uma narrativa maravilhosa, porém, tem alguns diálogos infantis e momentos "sem noção", mas a trama é tão envolvente que acabamos não dando bola para isso.

Conhecemos uma turma de amigos: Carmen, Carola, Jonas, Alfredo e Vicente. Eles passam as férias de julho sempre em Morro do Ferro, uma cidade onde quase todos os moradores dizem ter visto uma luz misteriosa e seres que se comunicam telepaticamente... A grande aventura desses amigos começa quando eles decidem acampar no meio do mato. Lá, coisas estranhas acontecem, e sonhos malucos com homens-cobra os assombram. A dúvida é: há ou não extraterrestres como dizem alguns moradores? Um enigma a ser desvendado!

Não tem como falar muito da história, como o livro é curto, acabaria contando tudo. Além da premissa de descobrir sobre esses acontecimentos estranhos na cidade, conhecemos um pouco desse grupo de amigos. Eles têm em torno de 12 anos de idade, e cada um possui uma personalidade diferente: Vicente, ou Vicentinho, é o caçula da turma, e também o mais baixinho. Jonas é um ano mais velho que os outros, e acaba sendo o líder no acampamento, digamos que ele se acha um pouco, rsrs. Carola é a "namoradinha" de Jonas e vive escrevendo em seu diário. Carmen é um pouco medrosa e não desgruda de Carola, fazendo Jonas morrer de raiva. E Alfredo é meio emburrado, principalmente depois que foi obrigado pelo pai a ir para Morro do Ferro, enquanto ele queria permanecer onde mora para sair com uma menina que ele gosta da escola.

Vicente abriu os olhos. Podia jurar ter ouvido a palavra demônios" transmitida pelo walkie-talkie sobre o criado-mudo.
- Nossa! Que pesadelo estranho!- disse para si, pegando o aparelho.Um calafrio atravessou sua espinha ao constatar que estava ligado.

A princípio achei muito estranho os pais desses garotos concordarem com eles irem acampar, sem nenhuma supervisão, mas, no fim, acabei esquecendo desses detalhes, rs. O que gostei bastante em O enigma das estrelas é que o autor descreve muito bem as cenas, confesso que em alguns momentos fiquei com medinho (acho que é só porque estava sozinha, ok? u_u), realmente mergulhei na trama. E o legal é que há várias menções a filmes com ET's, além de diversos trechos de músicas do Raul Seixas (esqueci de falar, o autor é brasileiro! *-*), muito bacana mesmo. É um livro divertido, com uma história não apenas para crianças, mas também para adultos. 

Esse é o primeiro livro da série, e já estou ansiosa para o segundo. Quem ficou com curiosidade sobre o livro, assista o Book trailer! Agora, se você curte uma leitura leve e despretensiosa nem precisa assistir, é só pegar e ler logo! 

27 comentários:

  1. Oi, Dessa! Menina, agora estou confusa. Gostei demais da sua resenha e há minutos li outra bem negativa a respeito da história. De fato não sei o que esperar de O Enigma das Estrelas e estou começando a ficar curiosa para descobrir.

    Um beijo enorme da Jeni!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem que curtir livros mais infantis, viu?
      Eu gostei bastante da trama.

      Excluir
  2. Olá, adorei o blog e já estou seguindo =D
    Ouvi falar desse livro por outro blog que eu sigo e achei a sinopse bem pesada para um Infanto Juvenil =/
    Beijos

    http://entrelivrosevestidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, despertou curiosidade ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, tudo bem?
    Desde que o livro foi lançado fiquei com vontade de ler, pois adoro mistérios. Mas li alguns comentários que me fizeram desistir de colocá-lo em minha lista. Você ter gostado da história me deixou em dúvida, não sei, ainda não vou colocá-lo na lista.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque! A história é rapidinha, quando vê você já terminou. rs

      Excluir
  5. Que legal o livro
    parece ser bem envolvente,
    não conhecia a história, acredito que leria sem problemas,
    tenho me envolvido bastante com leituras assustadoras hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu também achei estranho os pais deles os deixarem sozinhos no acampamento, principalmente pelo fato de serem crianças, e Jonas é metidinho mesmo hein?
    Eu não gostei muito desse livro, mas espero que o próximo volume seja mais emocionante..E um pouco maior *-*
    MilkMilks
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  7. Hum, eu tive uma impressão diferente do livro ao ler a sinopse. Na verdade, eu não esperava por ETs. Não sou fã desse tipo de fantasia, mas deve ser um bom livro. Apesar de tudo, acho que não arrisco a leitura, sou mais fã de sick-lit ou tramas bem mais adultas que pareçam creepypastas (histórias de terror que mesclam realidade com ficção). Mesmo assim, adorei a resenha!

    Beijos, Ana
    apenaseueasmemorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então realmente esse livro não é pra você, pois ele é bem juvenil. :/

      Excluir
  8. hahahah quero ler, achei que a história tinha a ver co outra coisa e não com ets, mas agora quero mais ainda (difícil ei ler um livro de ficção), mesmo que seja juvenil e esse me interessou bastante, nem preciso dizer que amei a capa né???

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler várias resenhas negativas eu parei de me interessar pela livro!
    Essa sua resenha é a primeira positiva que leio '+'

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Se já começa falando de extraterrestres o livro já me chama a atenção, amo o tema.
    Sem contar que leitura YA é sempre boa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Um romance leve é sempre bom pra ler. Principalmente naqueles dias que você anda cansada , mas deseja ler algo que a distraia. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oii!1
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura legal, tem livros que nos ganham, apesar de não concordarmos com certas coisas escritas nele. rs
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  13. Nossa, parece ser bem legal o livro. Esses temas de Et's as vezes quando o autor sabe encaixa-lo na narrativa fica super bacana (o que acredito que é o caso desse livro, já que são crianças querendo desvendar esse mistério e não adultos querendo abri-los rsrsr).

    ResponderExcluir
  14. Adoro mistérios, fiquei interessada na história. Li muitos poucos livros sobre ET's, mas os que li foram sempre muito interessantes. O book trailer também ficou muito legal. Assim que tiver oportunidade lerei com certeza!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei empolgada com o livro quando o vi nos lançamentos, mas após ler algumas resenhas negativas, perdi um pouco o interesse.
    Não gosto de diálogos "No sense", e coisas que soam surreais demais, como o fato dos pais dessas crianças deixarem elas ir acampar sozinhas.
    Enfim, se tivesse a oportunidade de ler, leria sim. Mas não seria algo que ficaria louca pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro tem algumas coisas meio WTF?, mas eu curti até, é uma leitura leve.

      Excluir
  16. Uma história com um enredo leve, sempre cai muito bem.
    Livros infanto- juvenis geralmente possuem esse frescor.
    DEve ser interessante!

    ResponderExcluir
  17. Costumo chamar estes livros de sessão da tarde. Sabe quando você relaxa em frente a tv com um pote de pipoca? É esta sensação que dá ao ler um livro assim. E pela sua resenha esta me parece ser a melhor definição para ele.
    As histórias infanto-juvenis estão ganhando espaço e acho isso bem bacana pois dessa forma nossos adolescentes podem começar a paixão pela leitura mais cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha,, é bem assim mesmo, viu? *-*
      Adorei sua definição!

      Excluir
  18. Adorei a capa do livro, nao li nenhum livro sobre ETs, não que eu me lembre... hahahaha
    mas adoro livros com esse tema sobrenatural, queria saber quantos livros tem essa série pq me interessa muito, quero conhecer um pouco sobre esses seres sobrenaturais, mesmo que seja de um jeito mais leve, que eu imagino que esse livro seja...

    ResponderExcluir
  19. Já li resenhas não tão boas sobre esse livro. To com um pé atrás em relação à ele. Na verdade, um pé mais atrás do que na frente. Acho que não leria.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  20. Li algumas resenhas sobre este livro e a maioria foram negativas, tanto que acabei desanimando com a leitura rs
    O enredo parece ser bem divertido mesmo, mas não sei se leria também. Quem sabe..
    beijos

    ResponderExcluir